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Como continuar vendendo no e-commerce no pós-Black Friday?

Black Friday, data tradicional do comércio dos Estados Unidos, foi ganhando o coração dos brasileiros aos poucos e, hoje, já é uma das datas mais importantes do varejo nacional. E seu peso econômico não fica atrás. De acordo com a Ebit|Nielsen, em 2019, o faturamento chegou a R$3,2 bilhões nos dois dias (quinta e sexta-feira) de promoções. Contudo, muitos comerciantes acabam se esquecendo da extrema importância do pós-Black Friday.
Normalmente, campanhas, ações e descontos para este evento são planejados e definidos com antecedência e prioridade, deixando passar as atividades que precisam ser programadas e feitas logo após a data passar.
Por conta de demandas excessivas, muitas vezes nos atrapalhamos nos processos da operação do e-commerce e perdemos a oportunidade de conquistar os novos consumidores. Por isso, vou falar sobre as ações que podem ser feitas no pós-Black Friday para antecipar, evitar ou amenizar problemas futuros — e ainda manter as vendas em dia.
Pesquisa de satisfação
Com um mercado cada vez mais competitivo, os clientes passaram a valorizar muito mais as experiências e a satisfação com as marcas que consomem. Por isso as empresas tiveram que se adaptar para atender a essas expectativas. As pesquisas de satisfação são ideais para entender e conseguir melhorar os processos de vendas do e-commerce e o atendimento ao cliente. Você pode encaminhá-las para a base de e-mails dos compradores desta Black Friday, por exemplo.
Verificação com as transportadoras
Aproveite o pós-Black Friday para verificar qual a porcentagem de pacotes que atrasaram, extraviaram ou tiveram algum problema. Também é interessante utilizar a pesquisa de satisfação para saber de seus clientes como foi a experiência para eles. Se o pacote chegou amassado ou com algum defeito, por exemplo.
Análise de métricas
Provavelmente você e sua equipe definiram metas e expectativas para a Black Friday. Contudo, mais importante do que definir essas metas, é analisar as métricas posteriormente, a fim de ter uma visão do que deu certo ou não.
Nutrição de leads
Não é porque a Black Friday acabou que você perdeu a oportunidade de vender. Antes e durante a data, muitos clientes se cadastram nos sites para finalizar suas compras ou se inscrevem em Newsletters para receber as promoções em primeira mão. Aproveite esses dados tão valiosos para traçar estratégias de ações e campanhas.
Treinamento dos colaboradores
Quem trabalha com vendas em época de Black Friday, certamente conhece e está preparado para a gigante demanda que acontece nos dias de promoções. No entanto, é necessário que os colaboradores também sejam treinados para os dias que sucedem este evento.
Não esqueça de alterar os layouts
Provavelmente, você irá mudar a identidade visual do seu e-commerce para uma que divulgue as promoções, além de posts em redes sociais e campanhas programadas. Assim que passar a data, certifique-se de substituir esses layouts e parar os anúncios relacionados a esse tema.
Avalie o desempenho da plataforma de e-commerce
Por ter tido um número muito maior de acessos, o pós-Black Friday é o momento ideal para verificar e avaliar como foi o desempenho da plataforma do seu e-commerce.
Análise de palavras-chave
Sabemos a importância de avaliar as métricas da Black Friday, por isso, também é necessário analisar as palavras-chave que foram mais utilizadas e que trouxeram um tráfego positivo para seu site. Você poderá usar esses dados e combiná-los com técnicas de SEO para traçar campanhas, anúncios e conteúdos futuros.
Verifique o checkout do seu e-commerce
Outro ponto importante que pode ser verificado é quais são os principais motivos da desistência de compra do seu cliente. Muitas vezes, o abandono do carrinho pode estar ligado ao checkout ineficiente.
Aproveite a Cyber Monday
A Cyber Monday (ou Segunda-Feira Cibernética, em português) é uma outra data comemorativa, também originada nos Estados Unidos. Ela surgiu com o objetivo de oferecer descontos, principalmente, no e-commerce. Aos poucos, assim como a Black Friday, a Cyber Monday está sendo adotada pelo varejo brasileiro.
A primeira segunda-feira pós-Black Friday também é um dia em que sua empresa pode oferecer promoções e campanhas. Portanto, não esqueça de se planejar para esta data.
Dá sim para continuar vendendo no pós-Black Friday!
Não tenho dúvidas de que a Black Friday é importantíssima para a economia e saúde do seu e-commerce. Contudo, mais do que vender bem nos dias de promoções, é essencial saber que a data é uma grande oportunidade de novos clientes conhecerem e se encantarem com a sua marca.
Clientes que tiverem ótimas experiências poderão ser nutridos com conteúdos de qualidade e, certamente, voltarão a fazer negócio com a sua empresa!
FONTE: FCDL/SC